quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

As Sapatilhas de Dança

As sapatilhas de dança



Os rapazes calçam sapatilhas de couro fino (meia-ponta) pretas ou brancas e presas por um elástico. As moças usam sapatilhas cor-de-rosa em couro ou em cetim. As moças iniciam-se com sapatilhas de meia-ponta e só utilizam as sapatilhas de pontas quando o professor achar que os seus tornozelos estão suficientemente fortes para suportar aquele tipo de exercícios. Tal como as sapatilhas dos rapazes, as das moças podem ser presas por elásticos. As mais velhas preferem fitas apertadas à volta do tornozelo. As sapatilhas de dança custam caro porque são feitas à mão. Para as não estragar, calça-as apenas no início da aula e não as molhes. Por outro lado, podes sempre lavar as fitas. As sapatilhas de pontas são reforçadas na biqueira segundo os métodos de cada artesão, que guarda religiosamente o seu segredo. É preciso renovar o reforço muitas vezes porque a ponta amolece: uma bailarina profissional pode utilizar até dez pares de sapatilhas de pontas por mês!

Como colocar as fitas- As sapatilhas costumam ser vendidas sem elástico ou sem fitas. Cada bailarina deve coloca-las. Precisas de uma fita de cetim cor-de-rosa, com a largura de um ou dois centímetros e com cerca de um metro de comprimento. Dobra o contraforte da sapatilha sobre a sola: é no interior da sapatilha, de cada lado da dobra, que deves costurar as pontas da fita. Em seguida esticas a fita e corta-a ao meio. E é importante vc usar uma vela e queimar as pontas das fitas antes de costuralas, senão elas desfiam.

Como atar as fitas:

Aprenderás depressa a amarrar corretamente as fitas: nem demasiado apertadas nem demasiado largas, para que se mantenham sem te incomodar.
Cruza primeiro as duas fitas no peito do pé e passa-as por detrás do tornozelo. Cruza as fitas atrás do tornozelo e passa-as para a frente. Cruza as fitas à frente, em cima do primeiro cruzamento. Leva as pontas da fita para trás dos tornozelos e amarra-as duas vezes. As pontas deverão ficar invisíveis: esconde-as bem sob as fitas.


Ponteira:

A melhor ponteira para vc utilizar é a de silicone, é mais macia e se ajusta ao seu pé, usar paninho enrolado ou algodão não serve, vc tem que ter a ponteira, vc pode comprar pela internet ou ate nas revistas de Avon, La vende uma ponteiras de silicone ótimas.


Se treinares em casa- É indispensável tomares algumas precauções. Não tentes dançar se te sentes cansado ou se os teus músculos estão doridos depois de uma aula de dança. Faz lenta e progressivamente o aquecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário