segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Espacate... Dicas e Advertencias

O espacate é um dom movimentos mais lindo na dança. è feito de duas formas:

Abertura lateral


Abertura Frontal




Mas deve ser feito com cuidado.

Dica:

A elasticidade corporal é importante para diminuirmos a quantidade de dores no corpo e também para prevenir lesões durante exercícios. Para ganhar mais elasticidade no corpo você deve diariamente fazer alongamentos em todas as áreas do seu corpo por cerca de 30 segundos cada parte.
O espacate é o máximo alcançado com a elasticidade e a técnica mais usada para a abertura das pernas é tentando o máximo que você puder por 30 segundos, relaxar e depois tentar novamente.

Advertencia.

Leia todo o texto.

Porque espacate doí tanto ?


Eu amo, adoro ballet mas tem um movimento que eu não consigo fazer, ele é conhecido como spacate. Sabe, ele dói muito para fazer. Pra quem não conhece é a abertura total das pernas. Com base nas aulas de ciências descobri que a física e a biologia tem relação com o esporte e pode me ajudar.

Na aula de ballet levei meu atlas de anatomia par saber as estruturas deste movimento, logo percebi que o pé e a perna tem que estar esticados e a bacia ligada com o fêmur (osso da perna) dobram.

Quando fiz o movimento, percebi aonde dói mais são as regiões dos tendões. Tenho uma hipótese sobre isso. Se eu quero abrir espacate, então eu vou abrir não é? O meu cérebro ( pra quem não sabe faz parte do sistema nervoso) vamos dizer que envia um "torpedo" para os músculos, (são vários os músculos, costureiro, recto anterior, recto interno, tribial anterior , quadríceps, solear, gêmeos, aductores e bíceps crural, muitos ) nisso ocorre o antagonismo muscular e o deslizamento de actina e miosina.

O antagonismo muscular é a ação opostas de um par de músculos. Enquanto um músculo contrai o outro relaxa. Por exemplo: Enquanto o bíceps contrai o tríceps relaxa e vice-versa. Actina e miosina são duas proteínas que formam as fibras musculares, estão envolvidos no mecanismo da contração. A actina funciona como um “gatilho" que se encaixa nas fibras de miosina, puxando todo o conjunto para fazer a contração

Com isso tudo o músculo puxa o tendão (liga o músculo com osso) e como está ligado no osso, puxa ele também. Aí é que está. O problema é que o osso não vem porque esta posição em relação ao chão não deixa o osso vir. Aí sobra para o tendão, ele é muito esticado e por isso dói muito.

Por isso é bom se alongar muito antes de praticar esses movimentos, não forçar muito, pois você pode romper seu tendão.


Viu como é importante fazer corretamente, pois vc pode romper o tendão, nuca forçe demais, sempre va devagar, esse movimento vc so aprende com muito tempo e pratica eu demorei um ano para aprnder. seja persistente que Jesus ira te abençoar, antes de tentar qualquer coisa ore.

Ps: no blog ja tem outra postagem com mais dicas sobre espacate, veja no menu ao lado onde tem todas as postagens do blog.

Fontes:

http://www.buemba.com/saude-e-beleza/aprenda-abertura-de-perna-o-famoso-espacate/
http://remexo9a8.blogspot.com/2009/04/no-ballet-existe-muita-ciencia-ex-no.html

5 comentários:

  1. A paz é o vini do Adoradores do Rei, há mais ou menos 1 mês estamos trabalhando escarpate,mas como disse há muitas reclamaçoes sobre o quanto é cansativo e dolorido trabalha-lo
    já havia lido estudo sobre esse exercicio
    achei muito interessante e de boa ajuda seu estudo
    QUE Deus te abençoe muito
    um grande abraço vini

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de suas dicas sobre espacate eu também ñ consigo mais essa dica ira me ajudar muito!!!!

    Ó o meu blog é novo, fiz nesses dias!!! então gotaria de q vc seje um de meus seguidores. bigadinho q o senhor Deus te abençoe e ilumine seus passos.. bjoks!!!

    ResponderExcluir
  3. olha tava tentano abrir espacate e ai sebti um negoçu estranho tipo como se tivesse rompido e agora doi so um pouco uq aconteceu

    ResponderExcluir
  4. muito booom o estudo, a minha abertura esta quase no chão, falta só um pouquinho.. -)
    Deus abençooe voce!

    ResponderExcluir