sexta-feira, 2 de outubro de 2009

DANÇA PROFÉTICA (Louvor e Adoração) pedido

DANÇA PROFÉTICA (Louvor e Adoração)



Pedido de Andreia, não deixe de conferir no menu do blog outos post sobre dança profética.

Trazendo à Igreja o entendimento da "restauração do tabernáculo caído de Davi" (At. 15); com unção de vitória e livramento, como Miriã, com restituição e restauração; como Davi; dançando por causa do grande milagre, como o homem curado por Pedro e João, ao entrar no Templo; rejeitando a sensualidade de Herodia (que dançou pela cabeça de João Batista) e a dureza de Mical, que censurou a dança de Davi. Dançamos como a virgem que se alegra, por que o Senhor tem transformado nossa tristeza em regozijo. Lembramos que a Igreja nasceu em Jerusalém, não em Roma. Desromanizamos, assim, o nosso entendimento, e profetizamos que onde está o Espírito de Deus, aí há liberdade. Quando Davi trouxe a Arca do Concerto de volta, ele vinha dançando à Sua frente. Davi é um "tipo" do Messias. Como um noivo que se alegra em se encontrar com a noiva, assim a Igreja se prepara para o encontro com o seu noivo.

Os Ministérios (dons) de Cristo (através da Dança)
Os ministrantes da dança podem ser levitas (até pastores) que em geral cursam escolas de danças ministeriais. E o "apostólico" é o designador primeiro dos ministérios de Cristo (Ef. 4:11), seguido pelo termo "profético"; em geral, são esquecidos os termos pastoral, evangelístico e maestral. O termo "pastoral" é substituído por aqueles, pois um pastor é um profeta moderno e pode vir ser um apóstolo: "enviado" às nações. Então se cunhou a nomenclatura das danças ministeriais por abranger os termos supracitados.

O Profético quer dizer estar sob a direção ou revelação do Espírito Santo e o Apostólico, enviado por Cristo para realizar cura, sinais e prodígios em seu Nome e atrair multidões ao Evangelho vivo. Jesus afirmou que os sinais seguiriam aos que cressem Nele, promovendo cura e vida; que "obras maiores" fariam seus discípulos em seu Nome.

Os cristãos apostólicos (Igrejas e ministérios apostólicos) crêem na atualidade de todos os 9 dons do Espírito (que nunca cessaram), os dons ministeriais (presidência, socorros, liberalidade etc)e na restauração dos 5 ministérios de Cristo, já os tradicionais creem que profetas, apóstolos, profecias e curas fazem parte do histórico pregresso da Igreja, cessado com os 12 apóstolos (quando na verdade, a profecia de Joel 3.1-5, apenas iniciara os últimos dias com a inauguração do Pentecostes).

Significância Profética da Adoração
Restauração do Tabernáculo de Davi
Tiago citou a profecia de Amós 9:11,12; o que ele quer dizer com "restaurar o Tabernáculo de Davi"?: " Naquele dia tornarei a levantar o tabernáculo caído de Davi, e repararei as suas brechas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e o edificarei como nos dias da antiguidade; Para que possuam o restante de Edom, e todos os gentios que são chamados pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz essas coisas". Confirmado em Atos 15.16,17: "Depois disto voltarei, e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, Levantá-lo-ei das suas ruínas, E tornarei a edificá-lo. Para que o restante dos homens busque ao Senhor, E todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado, diz o Senhor, que faz todas estas coisas".

Isso indica que Israel (simbolizando a Igreja), povos semitas irmãos e a Igreja (gentios que levam o nome de Cristo) se uniriam no mesmo propósito de salvação, exercendo influência mútua em prol do Reino de Deus. Hoje é comum as danças, caracteres e linguagem hebraicos na adoração a Deus Filho (Yeshua Hamashia, Jesus Cristo), como está profetizado a atuação e o amor de Deus por Sião e o louvor de Deus e das nações por Sua terra em Is. 62.1-4:

"Por amor de Sião não me calarei, e por amor de Jerusalém não descansarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação como uma tocha acesa. E as nações verão a tua justiça, e todos os reis a tua glória; e chamar-te-ão por um nome novo, que a boca do Senhor designará. Também serás uma coroa de adorno na mão do Senhor, e um diadema real na mão do teu Deus. Nunca mais te chamarão Desamparada, nem a tua terra se denominará jamais Desolada; mas chamar-te-ão Minha-Delícia; e à tua terra, Desposada; porque o SENHOR se delicia em ti; e a tua terra se desposará." Há igrejas brasileiras que ajudam a promover a Festa dos Tabernáculos junto à Embaixada Cristã Internacional em Jerusalém, como ato profético que aponta para a profecia de Zacarias 14.16: "Todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém subirão de ano em ano para adorar o Rei, o SENHOR dos Exércitos, e para celebrar a Festa dos Tabernáculos".

Jesus rasgou o Véu (Livre Acesso ao Pai)- Em outras palavras Tiago quis dizer: Deus está restaurando o Tempo da Igreja e de Israel, envolvendo e unindo os povos: gentios e judeus; tempo em que a nova maneira de culto será a mesma dos dias antigos, em que há restauração do que o tempo desgastou. Esse Tabernáculo é davídico (real, sacerdotal e profético - Davi é um tipo de Jesus) para a geração real-sacerdotal profetizada por Pedro (1Pe 2.9): "Mas vós sois a Geração Eleita, o Sacerdócio Real, a Nação Santa, o Povo Adquirido, para que anuncieis as virtudes Daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa Luz".

No Tabernáculo de Moisés, somente o Sumo-Sacerdote poderia ver a Arca, porém no Tabernáculo de Davi (Igreja), a Arca ficava mais perto do Povo, figurando a Obra de Cristo - que rasgou o véu, conduzindo em livre acesso o homem até a presença de Deus. Quando Davi entrava com a Arca (apontando para Jesus entre o Seu povo), havia louvor e verdadeira adoração. A Arca é a presença de Deus; ela está de volta ao meio do Povo santo. Ela traz o próprio Deus através do louvor e adoração.

Tabernáculo de Davi (Bênçãos para hoje)
1. Liberdade e libertação – Salvação eterna e cura Divina

2. Louvor – Alegria – Felicidade na Presença de Deus

3. A presença do Verdadeiro Deus, pois a Arca era o Trono de Jeová.

4. Acesso – Todos podem entrar no Tabernáculo de Davi. – O véu foi rasgado.

5. Justiça - (Is 16:5): "Porque o trono se firmará em benignidade, e sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará em verdade um que julgue, e busque o juízo, e se apresse a fazer justiça".

Edificação e Libertação Espiritual - Alegria - Danças
O próprio Deus quando prometeu trazer do cativeiro o seu povo [tirar as prisões e amarras](Jr 31:1-4,13) falou assim a Jeremias: "… serei o Deus de todas as gerações de Israel [símbolo de igreja], e elas serão o meu povo. O povo que escapou da espada encontrou graça no deserto… com amor eterno te amei; com benignidade te atraí. Ainda te edificarei, e serás edificada, ó virgem de Israel! Ainda serás adornada com os teus adufes e sairás com o coro dos que dançam. Então, a virgem [Igreja] se alegrará na dança, e também os jovens e os velhos; e tornarei o seu pranto em alegria, e os consolarei, e transformarei em regozijo a sua tristeza." Os salmos finais ordenam a "dança" ao Senhor : "Louvem o seu nome com danças (Sl 149:3, Almeida Contemporânea) e "Louvai-o com adufes e danças", ambos termos vindo do hebraico "machowl", tem o sentido primário de "dar voltas", "voltear".

Alegria é a Força em Deus - Raramente há quem consiga expressar alegria parado. Há um motivo muito especial para que o povo de Deus o louve com danças, e é que o Senhor se agrada disso. E é bom agradá-lo, pois quando o povo de Deus se alegra, fica forte:" portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força" (Ne 8:10c).

A Glória de Deus - Adorar é tocar a Glória do Senhor, lembrando de todos os benefícios que Ele nos tem feito (Sl 103:2) e extravasar toda a alegria assim como Davi e outros santos, dançando na Presença de Deus e através dela, permitindo ao Espírito Santo se manifestar através de seu filho redimido. Quão linda deve ser a coreografia dos anjos diante do trono de Deus quando um pecador se rende a Jesus! (assim como Deus é adorado no Céu assim tem se manifestado na Terra).

Quando a Glória do Senhor chega, toma conta e invade o ambiente, e se reconhece o poder e presença de Deus, e se entende o plano da salvação na sua essência e a alegria toma lugar, e vem a vontade de saltar e dançar (Sl 30:11-12, At 3:8) e ou outras manifestações do Espírito, genuínas expressões de prazer espiritual, como rir no Espírito, evidenciando a felicidade sem medidas e a gratidão a um Deus que é amoroso e benigno.

Mas há advertências quanto a intenções da dança, como mostra a história da filha de Herodias (Mc 6: 17-28), a dança pode facilmente ser mal usada quando se torna um instrumento de poder sensual, em que a principal finalidade é a auto-satisfação ou o despertamento da luxúria no outro. Jó adverte sobre as pessoas que estão apenas tão ocupadas, dançando e se divertindo, mas em essência não querem servir ao Senhor. (Jó 21:11-14).

Gestos corporais como Sinais Proféticos

Na cultura bíblica antiga (hebraica), atitudes em relação a partes do corpo fazem alusão a diferentes situações: a cabeça ilustra liderança (1Co 11.3)- a cabeça levantada simboliza alegria, confiança, orgulho, exaltação. "…és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça" (Sl 3.3). Os pés eram batidos no chão em ocasiões de extrema alegria ou tristeza. "Bate as palmas, bate com o pé e dize" Ah! Por todas as terríveis abominações da casa de Israel!" (Ez 6.11). Daí se principia os atos proféticos primitivos, através do uso do corpo como sinal profético.
Ministros de dança e Atos proféticos contemporâneos
As danças ministeriais ministradas por levitas ou ministros de dança vocacionados a "profetizar" - além de evangelizar e pastorear pela arte, principalmente - através da adoração, seja pela dança, música, teatro e artes em geral, incluindo até elementos circenses ou esportivos, se necessários. Um exemplo disso são as megaministrações dos ministério de louvor Renascer Praise (desde 1993) e Diante do Trono (gravações anuais, desde 1998, em cidades escolhidas sob a direção de Deus para as ministrações proféticos), a proclamação do Reino de Deus na Marcha para Jesus (desde 1993, no Brasil; iniciada em Londres em 1987 e atingindo mais de 170 nações) ou o Congresso de Resgate da Nação, realizado desde o ano 2000 em Porto Seguro, em prol da sanidade social, econômica e política brasileira; todos atos proféticos regionais, nacionais ou mundiais.

[editar] Danças ministeriais
Segue-se a descrição das danças ministeriais por suas funções:

Mestres da dança (dança maestral): o levita como um mestre ensina a igreja a seguir os mandamentos de Deus, compartilhando o conhecimento dado pelo Senhor à igreja que precisa saber de suas atribuições enquanto Corpo de Cristo, seja através de danças ou danças-teatro, orientando como um cristão deve agir diante de situações diversas, como tentações, provações e dilemas atuais. Este ministério se resume em ministrar princípios de Deus à igreja, ministros e adoradores. Talvez seja o mais importante de todos, ou melhor, seja a base para os demais.[3]
Apóstolos da dança: A dança apostólica ocorre quando o adorador pela dança ou outra manifestação artística faz algo que gera influência e age diretamente na implantação do Reino de Deus na terra. É, inevitavelmente, uma dança de guerra(espiritual), um confronto entre luz e trevas, com vitória em Cristo, quando esta dança é totalmente dirigida pelo Espírito Santo. Há frutos e efeitos palpáveis, perceptíveis, como curas e libertação espiritual, conversões em massa, fruto da chegada do Reino de Deus à localidade, cidade ou País.
Profetas da dança (na dança profética): fazem guerra espiritual e profetizam pela adoração a união do Noivo com a Sua Igreja, expressa espontâneamente aquilo que Deus quer ministrar no momento ou o que Ele deseja revelar para pessoas e igreja local.
Evangelistas da dança (dança evangelística): é aquela que dar a conhecer o Filho de Deus, procura alcançar o coração das pessoas através de sua dança, mostrando a necessidade de receberem a Cristo e de segui-lO. É a ministração mais comumente vista nas igrejas.
Pastores da dança (dança pastoral): apascenta os adoradores, alimenta, traz direção e transformação à vida pessoal cristã na Palavra manifesta e expressa na dança.

Atos Proféticos na Dança e Símbolos
São elementos eventuais da dança profética símbolos bíblicos ou representativos daquilo que se quer atingir profeticamente - fazendo-se então atos proféticos - como bandeiras, estandartes, mantos e véus denotando que "Javé é minha Bandeira", " O Senhor dos Exércitos", "Sua Bandeira sobre mim é o Amor", feixes de trigo e cestas de frutos e pães (colheitas espirituais de novas vidas ou físicas), vasos de barros (natureza humana), candelabro, azeite de oliva, vinho, fogo e água (símbolos do Espírito Santo).

A dança pode ter caracteres marciais (marchas e outros), movimentos intensos, rápidos e dirigidos (a pessoas, direções geográficas e localidades), uso de bandeiras, designando guerra espiritual ou tomada de territórios; cetro e bastões, coroa, representando o Soberano Senhor Jesus ou ser mais poética e apaixonada numa adoração mais íntima ou ser mais extravagante e solta, demonstrando liberdade, alegria, êxtase espiritual. Assim como pode dispensar todos esses aparatos, quando se requer simplicidade ou não houver ocasião de festas cristãs ou atos proféticos específicos.

SIMPLIFICANDO TUDO A DANÇA PROFETICA É O RESULTADO DE MUITA BUSCA E COMUNHÃO COM DEUS, POIS A DANÇA PROFÉTICA NÃO FLUI DO HOMEM MAIS SIM DE DEUS.



Fontes:
http://estudosbiblicos.spaceblog.com.br/59759/DANCA-PROFETICA/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dan%C3%A7a_prof%C3%A9tica

3 comentários:

  1. e ai pessoal amo muitos os irmaos tenho assistido seus dvds de coleografia e DEUS tem nos mostrado algo diferente pois uma das musicas q tem no seu dvd é diante de tua glória está coleografia mudou meu ministério pois DEUS é tdo pra mim q DEUS continue dando está horam de conheçer vcs minha maior vontade é de conheçer vcs um abraço do ministério getsmane q fica aqui em bom jesus dos perdoes nosso ministério de louvor tem mudado muito por causa das ministrações do seu dvd um grande abraço e fika na paz se quiser entra em contato ligue para 64158839 ou 75359222 vou ficar muito grato de poder ter a oportunidade de conheçer vcs ass:diego

    ResponderExcluir
  2. Como faço para postar uma foto do grupo que eu faço parte ??
    Deus abençoe vocês

    ResponderExcluir