quarta-feira, 10 de junho de 2009

Estudo (Resgatando a arte ou o Ser Humano para Deus?)

Resgatando a arte ou o Ser Humano para Deus?
Por Cecéu Kingshill



Embora muita gente fale que precisamos resgatar as artes para Deus porque satanás roubou, etc... Eu vejo que por toda a historia da Bíblia isso não fica provado. O que fica sempre provado na Bíblia é que Deus quer resgatar almas perdidas.

Desde de o inicio, quando se cita a Dança e a Musica na Bíblia, ela já é citada santa. A Bíblia foi feita depois da queda do homem. Então, quando o inimigo caiu, ele não deturpou nem a dança nem a musica. Quem deturpou todas as artes foi o homem, o ser humano.

Deus deu livre arbítrio para o ser humano. Deus disse que não daria nenhuma tentação acima de nossas forças. Acontece que por causa da carne, que é fraca, caímos (leia: Gálatas 5: 16- 21).

Quando as pessoas falam que satanás roubou as artes na realidade é a cobiça do homem. O homem é que deturpa as artes, porque conforme o versículo acima, se o homem der lugar ao Espírito de Deus, escutaria o que Deus quer que ele faça e, não faria aquilo segundo o próprio desejo.

Quando o inimigo percebeu a cobiça do homem, ele agiu imediatamente naquilo que o homem é mais fraco e assim, o homem com seu livre arbítrio, escolheu fazer o que satisfaz sua carne e sua mente. Então, as artes que deveriam ser para louvar a Deus serviram para endeusar o homem.

Falando da Dança

Não se recupera uma coisa feita pela cobiça, mas se recupera a pessoa para criar arte para Deus.

Falando da Dança, quando uma pessoa se converte, mas às vezes, por falta de tempo, traz um passo de coreografia que usava no mundo, estão ela não mudou, pelo menos na área da cobiça. Conversão é mudança de vida! As coisas (artes) velhas ficaram pra traz.

A Bíblia é muito clara quando diz que nascemos para louvar a Deus (Isaias 43.21). Se o ser humano, não sabendo disso, criou coisas que não eram para o louvor de Deus, mas agora que sabe, ele passa a criar para louvar a Deus de verdade.

Quando eu falo aqui que não se deve dançar as danças do mundo dentro da igreja estou defendendo que, mesmo que uma bailarina clássica, ou de jazz ou dança moderna, possua todas as técnicas, se ela não pedir a direção de Deus na hora da criação e dançar somente pela musica, mesmo sendo uma musica cristã, essa coreografia não passa de um espetáculo. Por outro lado, se ela pedir a direção de Deus antes de confiar em suas técnicas de criação, ela fará a vontade de Deus e a sua técnica fluirá lindamente, porque ela escutou a voz de Deus.

Geralmente, quando uma pessoa sabe técnicas, ela quer mostrar que sabe. Aí que está o grande perigo! Porque quando agimos assim, trazemos o egocentrismo à tona. Já escutei muita gente dizer: O Rap, Hip Hop, Axé, jazz, estão trazendo muita gente pra Deus.

Eles vieram para Deus mesmo ou vieram à igreja para ter uma oportunidade de expressão artística?

Se estas pessoas tivessem um espaço para mostrar sua dança em publico e pessoas na comunidade os apoiando com carinho e comida, como a igreja faz, elas permaneceriam na igreja?

Se o pastor disser par elas que a partir de hoje não vão poder apresentar mais na igreja. Disser que são bem vindas, mas não poderão apresentar na igreja, será que estas pessoas que foram resgatadas através dessas danças e teatro do mundo ficariam na igreja?

Este é o ponto que quero chegar. Às vezes pensamos que trazendo as artes do mundo estamos trazendo as pessoas para Deus, na realidade a motivação pela qual ela veio não foi Deus, mas sim a arte dela. Não estou dizendo que isso está errado. Estou apenas questionando fatos que estão iludindo muita gente.

Somente pela misericórdia de Deus

Uma pessoa somente louva a Deus quando ela se desprende daquilo que sabe e deixa o Espírito de Deus testificar com o seu espírito. Satanás faz o ser humano pensar que pode usar o que sabe fazer muito bem para louvar a Deus. Satanás sabe que enquanto o homem pensar assim ele estará se iludindo.

Em João 5.31, Jesus disse: "Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro". Depois no verso 41 ele disse: "Eu não recebo glória dos homens". Então Ele afirma no verso 44: "Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?"

Os lideres religiosos tinham grandes prestígios em Israel, mas sua aprovação publica nada significava para Jesus. Por isso Jesus perguntava que tipo de louvor eles buscavam? Jesus estava interessado na aprovação de Deus. Antes no capitulo 4, versos 22 à 24, Jesus fala da verdadeira adoração. Ele estava dizendo que a salvação somente vinha através do messias, que era judeu e, que a verdadeira adoração seria em espírito e em verdade.

Em Espírito e em Verdade

O espírito que Jesus estava falando era o Espírito de Deus testificando com o nosso espírito e a verdade é a verdade bíblica, a Palavra. Então eu pergunto, onde na Bíblia está escrito que temos que recuperar alguma arte para Deus? Onde na Bíblia mostra qualquer tipo de dança pura que não seja a dança dos Judeus, que vinha do coração do povo de Deus?

Davi, Miriã e o povo que dançou diante do Senhor nunca foram aprender nada de ninguém para dançar para Deus. Eles dançavam pela alegria e pela força que Deus os dava. Por isso afirmo que Deus está preocupado em resgatar almas! Porque quando uma alma for resgatada de verdade, não vai haver dança, ministério, nem outra motivação que possa tirar essa pessoa da igreja.

Quando uma pessoa for convencida do amor incondicional de Cristo e sentir que a igreja passa essa verdade para ela, essa pessoa se transforma. E aí, quando não haver nenhuma arte para apresentar na igreja, mesmo assim, essa pessoa vai se sentir feliz. Porque a sua verdadeira motivação é Cristo!

Uma pessoa só se torna um cristão de verdade, quando deixa uma vida de pecado e confia verdadeiramente em Cristo. A sua motivação em ir à igreja é para louvar a Deus, seja com arte ou não.

Deus já deu todos os movimentos. Em Atos 17.28 diz: "Porque nele (Jesus) vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração".

Shalom.

Ceceu Kingshill, mora em Nova Yorque. É Missionária e Terapeuta Corporal. Ministra seminários sobre a Dança e louvor na Igreja. Visite o Site: www.ceceukingshill.com


Deus abençoe
Cecéu Kingshill
http://www.ceceukingshill.com
ceceukingshill@hotmail.com

Fonte: http://www.vidanovamusic.com/artigos.asp?nart=211

2 comentários:

  1. Que estudo!!! Muito bom!!
    Muitos ministros de dança esquecem que em TUDO devem ser dirigidos pelo Espirito Santo, devemos nos deixar ser conduzidos por Ele!
    Tenho aprendido que, devemos restaurar nosso foco, ou seja, as artes são PARA DEUS, mesmo que também seja para alcançar vidas! Antes de alcançar outros, devemos primeiro tocar o coração de Deus e deixar que a vida Dele seja expressa na nossa!
    O que percebo é que muitas vezes, deixamos nos envolver por ritmos ou estilos de dança, pensamos "ah, hip-hop vai atrair" e esquecemos da verdadeira mensagem que é o amor de Cristo expresso na cruz!! Em outras palavras, a mensagem da cruz , o mover do Espirito se basta e é isso que vai fazer diferença e não e um estilo, um ritmo, ou belos passos!

    Que o foco da nossa dança, da nossa arte seja para Deus!!!

    Que Deus abençoe!
    Ótimo estudo!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. isso mesmo irma, concordo plenamente com vc!

    ResponderExcluir