segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sapatilha de Ponta

Dicas, sugestões para voce que dança com Sapatilha de Ponta



O momento da compra das sapatilhas de ponta é muito importante, pois seu desempenho com elas depende da escolha correta. Existem vários tipos de sapatilhas para os mais diversos formatos de pés, escolha o mais adequado para você.
Como escolher sua sapatilha:* Para iniciantes, o ideal são as pontas mais macias, flexíveis, que vão se amoldar facilmente nos pés e não machucam(as estudantes).* As meninas com pés fortes (musculatura forte) devem escolher pontas resistentes, para durar mais e evitar que se torça o tornozelo com a sapatilha mole demais.* Cuidado com as sapatilhas importadas, elas costumam ser mais caras e nem sempre são as mais adequadas para o seu tipo de pé!!* Sapatilha de ponta apertada demais dá bolha no calcanhar, e grande demais dificulta o trabalho dos pés além de tirar a estabilidade da bailarina.* Para ver se a sua sapatilha está do tamanho certo, tente mexer os dedos. Se tiver muito espaço, ela está larga ou grande. Depois, com o pé no chão, veja se a lona está esticada no calcanhar, se não estiver, também está grande. Suba na ponta e confira se a lona no calcanhar está sobrando um pouquinho: caso não esteja, cuidado! A ponta está apertada, vai machucar e rasgar rapidinho.* Para quem tem pés largos, cuidado na escolha de sua ponta. As sapatilhas costumam ser muito finas, e além de machucarem, atrapalham o trabalho dos dedos. Existem sapatilhas especiais para os pés largos.


Como amarrar a sapatilha:



Primeiro, costure as duas pontas do elástico acima da costura do calcanhar, de modo que o elástico dê uma "voltinha".* Costure uma fita (aproximadamente 45 cm) de cada lado da sapatilha. Para saber o lugar exato, dobre o calcanhar da sapatilha em direção da sola. O lugar onde a lona está dobrada é onde a fita deve ser costurada.* Ao calçar a sapatilha, o elástico já entra em volta do tornozelo. Cruze as fitas na frente da perna primeiro, depois atrás, na frente de novo, e amarre atrás, com dois nós (não tem laço). Certifique-se que ele não vai soltar, e coloque as pontinhas da fita para dentro da parte amarrada.* Não suba a fita pela perna ao enrolá-la. Ela deve ficar bem embaixo, amarrada junto ao tornozelo. (Veja na fotografia assima)

Dicas para a manutenção de sapatilhas de ponta. Vamos lá!



" Após usá-las em uma aula, ensaio, ou espetáculo, nunca as guarde em lugares abafados, como sacos plásticos ou bolsas. O suor do seu pé fica impregnado na sapatilha e faz com que o gesso amoleça, o que diminui a vida útil do calçado. O melhor é deixá-las tomando ar para que o gesso seque. Em lugares mais úmidos é bom colocar perto de um ventilador ou atrás da geladeira (mas lembre-se de que isso vai aumentar a sua conta de energia elétrica).

" Às vezes, antes de um espetáculo, a sapatilha está quebrada perfeitamente no pé, mas encontra-se totalmente suja (o que impossibilita o seu uso no palco). Como você não pode simplesmente colocá-las dentro de uma máquina de lavar, existem métodos para disfarçar a sujeira: 1) Faça uma pasta com sabão em pó e pouquíssima água (para não tirar o gesso). Pegue uma escova de dentes e vá limpando delicadamente a parte de fora da sapatilha. Essa estratégia vale para as que não estão muito sujas. 2) Se a primeira opção falhou, o jeito é maquiar. Passe nugget branco e depois passe base (as que usamos no rosto mesmo) por cima.

Detalhe: a base escolhida deve ter o tom mais próximo possível do da sapatilha. 3) Essa opção é para os casos extremos. Você pode pintar a sua sapatilha com tinta para tecido. Mas a tinta tem que ser pastosa, senão "bye, bye gesso"! Você pode pintar a sua sapatilha também quando quiser uma cor diferente para compor uma fantasia, pois as opções de cores no mercado variam de rosa a salmão. Visto que no Brasil só a marca Balleto (eu acho) fabrica sapatilhas coloridas (pretas, por exemplo), quem não se adapta à Balleto deve transformar a sapatilha. Ano passado, eu pintei a minha de preto. 4) Uma opção mais cara seria ir ao sapateiro e pedir para ele trocar o cetim da sapatilha. Mas isso pode custar o preço de uma nova.

" Para que a fita de cetim, que você usa para amarrar a sapatilha, não desfie, você pode passar esmalte incolor na ponta e deixar secar. Ou pode queimar as pontinhas , mas essa opção eu acho mais perigosa.

" Quando a sapatilha está amolecida, perfeita no seu pé, mas o gesso na ponta acabou, o jeito é colocar pelo lado de dentro um pouquinho de verniz para quadros. Distribua uniformemente e deixe secar.

" Existem algumas sapatilhas que vêm com uma biqueira de couro na ponta para evitar escorregões. Mas a maioria dos modelos não vem com esse acessório. Nas aulas e ensaios pode-se cobrir a ponta com esparadrapo, todavia, no palco, ele não pode aparecer! Você pode lixar a ponta para criar atrito e nivelar. Pode coser, fazendo vários pontinhos com a linha, evitando escorregões. Ou pode fazer como eu (que sou preguiçosa): pintar a sapatilha e o esparadrapo da mesma cor. Mas lembre-se: tudo tem que ficar bem natural para que não haja diferença e o esparadrapo fique invisível.

Fonte:
http://isinhaballet.blogspot.com/2008/04/sapatilha-de-ponta.html
http://www.balletromania.hpg.ig.com.br/musica.htm

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Hip Hop E Street Dance

Ola pessoal, mais um topico que vem tratar de hip hop e street dance, dois tipos de danca que vem crescendo dentro das igrejas, vamos conhecer um poco desses estilos:

HIP HOP



O hip hop é um movimento cultural iniciado no final da década de 1960 nos Estados Unidos como forma de reação aos conflitos sociais e à violência sofrida pelas classes menos favorecidas da sociedade urbana. É uma espécie de cultura das ruas, um movimento de reivindicação de espaço e voz das periferias, traduzido nas letras questionadoras e agressivas, no ritmo forte e intenso e nas imagens grafitadas pelos muros das cidades. O hip hop como movimento cultural é composto por quatro manifestações artísticas principais: MCing que é a manifestação do mestre de cerimônias, que anima a festa com suas rimas improvisadas,a instrumentação dos DJs, a dança do breakdance e a pintura do grafite.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hip_hop


STREET DANCE



Uma das grandes características do Street Dance vinculada ao Hip Hop é a improvisação, que algo momentâneo e acontece com mistura de linguagens entre, encenação teatral, mímica e dança. Tem o seu nascimento nos Estados Unidos da América, o leste e o oeste norte americano tem expoentes diferentes de estilos e de representantes no Street Dance.
As primeiras manifestações surgiram na época da grande crise econômica dos EUA, em 1929, quando os músicos e dançarinos que trabalhavam nos cabarés ficaram desempregados e foram para as ruas fazer seus shows.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Street_Dance

Ou seja, são ritmos fortes e que chamam a atençao e que podem ser uma grande arma no meio evangelico, atraves destes estilos de dança, muitos sao resgatados do mundo.

Não entendo muito desses estilos de dança, mas consigo dançar alguns passos, montar algumas coreografias, e vejo que quando dançamos hip hop ou street dance muitos jovens do mundo ficam interessados e querem assistir, e ali esta sendo plantado uma semente.

Algo importante: o hip hop e street dance sao danca de pulos, saltos, entã na hora de dançar, tanto os rapazes como as moças usem uma blusa ou collant por baixo por que se vc mostra o seu corpo durante a dança, começa a puxar para o lado da sensualidade, e desagarda o coração de Deus, e temos que fazer todas as coisa com a benção de Deus.
Se sua igreja permite voce usar esse tipo de arte, use, para evangelizar, mas com sabedoria e direção de Deus.


Confira abixo dois videos da Cia Josac (www.ciajosac.com.br)


Hip Hop



Comentario do vídeo: Apresentação da música "Totalmente Teu" , pelo Espírito Santo através de Jadson H2 no Festival Expressão Profética - RJ. Simplesmente Lindo!!


Street Dance



Comentario do Video: Esta benção de Deus foi para todos nos por meio das vidas do Josac Street Dance! Integrantes da Cia.Josac dançando Street Dance para honra e glória de Deus!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Dica Para o Mês de Junho

Ola pessoal, aqui estou eu novamenta para dar mais uma dica de ministracao, que vc pode fazer com seu ministerio de danca, esse mes indico a musica "Som da Chuva" de Soraya Moraes do Cd Som da Chuva, confira abixo a cap do Cd e a letra da musica.



Som da Chuva
Soraya Morais
Composição: Marco Moraes & Soraya Moraes

Deixa Tua glória encher este lugar
Deixa o céu descer sobre nós
Deixa Tua glória encher este lugar
Deixa o céu descer sobre nós
O som da chuva eu já posso ouvir
E com ela vem o novo de Deus

Derrama sobre nós a chuva, Senhor
Derrama sobre nós a chuva, Senhor

Abundantemente, sem cessar
Teu povo espera o derramar da chuva
Da chuva, da chuva, da chuva

Deixa Tua glória encher este lugar
Deixa o céu descer sobre nós
O som da chuva eu já posso ouvir
E com ela vem o novo de Deus

Derrama sobre nós a chuva, Senhor
Derrama sobre nós a chuva, Senhor

Abundantemente, sem cessar
Teu povo espera o derramar da chuva
Da chuva, da chuva, da chuva

Chuva de poder, chuva de unção
Chuva de benção, chuva de louvor
Chuva de cura, chuva de glória
Chuva de vitória
A chuva, a chuva, a chuva, a chuva

Chuva de poder, chuva de unção
Chuva de benção, chuva de louvor
Chuva de cura, chuva de glória
Chuva de vitória
A chuva, a chuva, a chuva, a chuva

Derrama sobre nós a chuva, Senhor
Derrama sobre nós a chuva, Senhor
Derrama sobre nós a chuva, Senhor
Derrama sobre nós a chuva, Senhor

Como vc pode ver a musica tem uma forte mensagem sobre a chuva de Deus sobre a vida ds pessoas, então vc pode durante a ministracao usar um guarda chuva pequeno que pode ser enfeitado de acordo com a roupa, durante a dança, quando a cancao fala "Derrama sobre nos a chuva Senhor" vc pode retira o guarda chuva e fazer movimentos de entrega ao Senhor.
Confira abaixo uma foto de uso de guarda chuva em dança.



Outra ideia e usar tecidos na ministraçao, qua ja assistiu o DVD Profetas da danca Vol. 1 pode ver que nele contem uma aula de como utilizar tecidos em danca.
O tecido pode representar as aguas e a chuva de Deus decendo sobre nossas vidas, logo abaixo dois videos com exemplos da coreografia, que vc pode assistir para ter uma base de passos.



Nesse video acima a dança esta completa e vc pode ver algumas maneiras de usar tecidos na ministração, pois o grupo acima usa tecidos durante a dança

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=r_rza6-9oSQ




mais outro video da dança, nesse a dança não esta completa, mas achei o passos lindo e criativos

fonte: http://www.youtube.com/watch?v=lM2BY3gdxDc&feature=related

Espero que gostem da dica, e que almas venham ser regatadas atraves da chuva que Deus fara fluir atraves de sua ministração. Deus te abençoe

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Estudo (Resgatando a arte ou o Ser Humano para Deus?)

Resgatando a arte ou o Ser Humano para Deus?
Por Cecéu Kingshill



Embora muita gente fale que precisamos resgatar as artes para Deus porque satanás roubou, etc... Eu vejo que por toda a historia da Bíblia isso não fica provado. O que fica sempre provado na Bíblia é que Deus quer resgatar almas perdidas.

Desde de o inicio, quando se cita a Dança e a Musica na Bíblia, ela já é citada santa. A Bíblia foi feita depois da queda do homem. Então, quando o inimigo caiu, ele não deturpou nem a dança nem a musica. Quem deturpou todas as artes foi o homem, o ser humano.

Deus deu livre arbítrio para o ser humano. Deus disse que não daria nenhuma tentação acima de nossas forças. Acontece que por causa da carne, que é fraca, caímos (leia: Gálatas 5: 16- 21).

Quando as pessoas falam que satanás roubou as artes na realidade é a cobiça do homem. O homem é que deturpa as artes, porque conforme o versículo acima, se o homem der lugar ao Espírito de Deus, escutaria o que Deus quer que ele faça e, não faria aquilo segundo o próprio desejo.

Quando o inimigo percebeu a cobiça do homem, ele agiu imediatamente naquilo que o homem é mais fraco e assim, o homem com seu livre arbítrio, escolheu fazer o que satisfaz sua carne e sua mente. Então, as artes que deveriam ser para louvar a Deus serviram para endeusar o homem.

Falando da Dança

Não se recupera uma coisa feita pela cobiça, mas se recupera a pessoa para criar arte para Deus.

Falando da Dança, quando uma pessoa se converte, mas às vezes, por falta de tempo, traz um passo de coreografia que usava no mundo, estão ela não mudou, pelo menos na área da cobiça. Conversão é mudança de vida! As coisas (artes) velhas ficaram pra traz.

A Bíblia é muito clara quando diz que nascemos para louvar a Deus (Isaias 43.21). Se o ser humano, não sabendo disso, criou coisas que não eram para o louvor de Deus, mas agora que sabe, ele passa a criar para louvar a Deus de verdade.

Quando eu falo aqui que não se deve dançar as danças do mundo dentro da igreja estou defendendo que, mesmo que uma bailarina clássica, ou de jazz ou dança moderna, possua todas as técnicas, se ela não pedir a direção de Deus na hora da criação e dançar somente pela musica, mesmo sendo uma musica cristã, essa coreografia não passa de um espetáculo. Por outro lado, se ela pedir a direção de Deus antes de confiar em suas técnicas de criação, ela fará a vontade de Deus e a sua técnica fluirá lindamente, porque ela escutou a voz de Deus.

Geralmente, quando uma pessoa sabe técnicas, ela quer mostrar que sabe. Aí que está o grande perigo! Porque quando agimos assim, trazemos o egocentrismo à tona. Já escutei muita gente dizer: O Rap, Hip Hop, Axé, jazz, estão trazendo muita gente pra Deus.

Eles vieram para Deus mesmo ou vieram à igreja para ter uma oportunidade de expressão artística?

Se estas pessoas tivessem um espaço para mostrar sua dança em publico e pessoas na comunidade os apoiando com carinho e comida, como a igreja faz, elas permaneceriam na igreja?

Se o pastor disser par elas que a partir de hoje não vão poder apresentar mais na igreja. Disser que são bem vindas, mas não poderão apresentar na igreja, será que estas pessoas que foram resgatadas através dessas danças e teatro do mundo ficariam na igreja?

Este é o ponto que quero chegar. Às vezes pensamos que trazendo as artes do mundo estamos trazendo as pessoas para Deus, na realidade a motivação pela qual ela veio não foi Deus, mas sim a arte dela. Não estou dizendo que isso está errado. Estou apenas questionando fatos que estão iludindo muita gente.

Somente pela misericórdia de Deus

Uma pessoa somente louva a Deus quando ela se desprende daquilo que sabe e deixa o Espírito de Deus testificar com o seu espírito. Satanás faz o ser humano pensar que pode usar o que sabe fazer muito bem para louvar a Deus. Satanás sabe que enquanto o homem pensar assim ele estará se iludindo.

Em João 5.31, Jesus disse: "Se eu testifico de mim mesmo, o meu testemunho não é verdadeiro". Depois no verso 41 ele disse: "Eu não recebo glória dos homens". Então Ele afirma no verso 44: "Como podeis vós crer, recebendo honra uns dos outros, e não buscando a honra que vem só de Deus?"

Os lideres religiosos tinham grandes prestígios em Israel, mas sua aprovação publica nada significava para Jesus. Por isso Jesus perguntava que tipo de louvor eles buscavam? Jesus estava interessado na aprovação de Deus. Antes no capitulo 4, versos 22 à 24, Jesus fala da verdadeira adoração. Ele estava dizendo que a salvação somente vinha através do messias, que era judeu e, que a verdadeira adoração seria em espírito e em verdade.

Em Espírito e em Verdade

O espírito que Jesus estava falando era o Espírito de Deus testificando com o nosso espírito e a verdade é a verdade bíblica, a Palavra. Então eu pergunto, onde na Bíblia está escrito que temos que recuperar alguma arte para Deus? Onde na Bíblia mostra qualquer tipo de dança pura que não seja a dança dos Judeus, que vinha do coração do povo de Deus?

Davi, Miriã e o povo que dançou diante do Senhor nunca foram aprender nada de ninguém para dançar para Deus. Eles dançavam pela alegria e pela força que Deus os dava. Por isso afirmo que Deus está preocupado em resgatar almas! Porque quando uma alma for resgatada de verdade, não vai haver dança, ministério, nem outra motivação que possa tirar essa pessoa da igreja.

Quando uma pessoa for convencida do amor incondicional de Cristo e sentir que a igreja passa essa verdade para ela, essa pessoa se transforma. E aí, quando não haver nenhuma arte para apresentar na igreja, mesmo assim, essa pessoa vai se sentir feliz. Porque a sua verdadeira motivação é Cristo!

Uma pessoa só se torna um cristão de verdade, quando deixa uma vida de pecado e confia verdadeiramente em Cristo. A sua motivação em ir à igreja é para louvar a Deus, seja com arte ou não.

Deus já deu todos os movimentos. Em Atos 17.28 diz: "Porque nele (Jesus) vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração".

Shalom.

Ceceu Kingshill, mora em Nova Yorque. É Missionária e Terapeuta Corporal. Ministra seminários sobre a Dança e louvor na Igreja. Visite o Site: www.ceceukingshill.com


Deus abençoe
Cecéu Kingshill
http://www.ceceukingshill.com
ceceukingshill@hotmail.com

Fonte: http://www.vidanovamusic.com/artigos.asp?nart=211