domingo, 31 de maio de 2009

Para Ler e Refletir

CARTA AS IGREJAS QUE DANÇAM
Por Cecéu Kingshill



Exodo 32: 17-24 -E, ouvindo Josue a voz do povo que jubilava, disse a Moises: Alarido de guerra ha no arraial. Porem disse: Nao e alarido dos vitoriosos, nem alarido dos vencidos, mas o alarido dos que cantam eu ouco. E aconteceu que, chegando ele ao arraial e vendo o BEZERRO E AS DANCAS, acendeu-se o furor de Moises, e arremessou as tabuas das maos, e quebrou-as ao pe do monte. E tomou o bezerro que tinham feito, e queimou o no fogo, moendo-o ate que se tornou em po; e o espargiu sobre as aguas e deu-o a beber aos filhos de Isrrael. E Moises disse a Arao.............

Amados, e com muito cuidado e carinho e ate mesmo com dor no coracao que venho lhes trazer essa mensagem. Demorei muito para entregar essa mensagem e queria entregar desde quando eu estava no Brasil, porem Deus me mostrou que eu tinha que esperar para a hora certa. Como a pascoa se aproxima achei apropriado entregar agora.

Estou muito preocupada com que vi no Brasil sobre a danca na Igreja. Eu tive a oportunidade de assistir varias igrejas que tem esse ministerio. Com certeza todos tem uma boa intencao, e tenho certeza que ate pureza de coracao, mas nas coisas de Deus nos nao podemos viver de boas intencoes. Sei que posso ser julgada por esta mensagem, mas prefiro ser julgada pela coisa certa do que ser julgada porque me calei diante de uma mensagem que Deus me Deu.

Em primeiro lugar antes de passar esta carta, gostaria de dizer que voce nao esta recebendo uma carta de uma pessoa leiga. Vou me apresentar um pouquinho para que voce saiba de onde eu vim e porque posso falar da Danca para louvar a Deus. Essa Apresentacao e apenas do que ja fiz na area do Movimento. Se voce quer saber mais mim e das outras areas que estudei entre no meu site www.ceceukingshillml.com Aos 18 anos comecei a dancar na Danca experimental, depois passei para a Educacional, e fiz especializacao nas seguintes areas: Danca Moderna – New York e Brasil Danca Contemporanea – New York e Brasil Danca Flamenco, Jazz e Street Dance – Brasil Ballet Classico – Brasil Teatro – Moderno e contemporaneo – New York e Brasil Bacharelado em Educacao Fisica Brasil Pos Graduada em Analise do Movimento – New York E outras tipos de danca como Judia, Liturgica, buttoh, Thai chi, Afro Brasileira, Afro American, Thai dance, Improvisacao, Contact Improvisation etc.. etc... etc... Atualmente estou fazendo outro curso de pos graduacao em Nova York. Tenho 46 anos anos 24 de pesquiza do movimento humano e 13 anos aproximando da biblia. Porque falo tudo isso, saiba nao e para me gloriar, alguns de voces que ja fizeram curso comigo sabem que eu nunca sitei o meu curriculum em nenhum seminario. Estou falando isso porque esta carta e muito serio, mas voce sabe que sou uma pessoa seria e jamais passaria uma carta dessa se eu nao tivesse plena convcao que fui orientada por Deus. Antes de falar da passagem de Exodo quero colocar dois pontos.

1 O que e a Danca para louvar a Deus?

E danca que, por mais que nao tenhamos tecnicas e corpos perfeitos continuamos a louvar, e mesmo que alguem esta dizendo que nossa danca nao serve, continuamos a focalizar nos louvoures das alturas para que no final possamos oferecer ofertas pacificas como Davi fez: 2 Samuel 6: 14-17.

O que e a Danca que nao louva a Deus?

A danca que no final nao traz ofertas pacificas. Ou seja mesmo aprendendo todas as tecnicas, tentando ter corpos perfeitos, pagando muito dinheiro para as consideradas melhores escola, ou melhores ministerios de danca no final nao traz paz, eu sempre quero mais e passo a exigir mais das pessoas com as quais trabalho.

Quando dancamos realmente para louvar a Deus nao temos vergonha de sermos RIDICULARIZADOS como Davi,mesmo Mical o desprezando, Davi continuou dancando. Transferindo: Mesmo a congregacao, professores, pastores ou coreografos dizendo que estamos ridiculos, permanecemos firme se nossa danca vem do espirito.

Por isso devemos pensar muito se festivais de dancas de igreja e aceito diante de Deus. A igreja de Deus nao precisa imitar festivais do mundo. Amados fui coreografa a muito tempo de grupos de arte em Sao Paulo, organizei festivais existentes ate hoje como o Festidanca de Sao Jose dos Campos, fui juri para selecionar melhores grupos e dancarinos e posso garantir a voce que tudo que estar acontecendo hoje nas igrejas nesta area, esta imitando o que eu vi no passado Sete vezes o anjo do senhor alerta a igreja em Apocalipse 2 e 3 : Quem tem ouvidos ouca o que o espirito diz as igrejas.2: 7 1 Corintio 14: 3 Mas o que profetiza fala aos homens para a Edificacao, exortacao e consolacao. E com muito amor que falo a voces. Todos nos temos talentos que Deus nos deu e nao deixe ninguem dizer que voce nao pode dancar para Deus, quando alguem dizer isso e porque ele estar querendo que voce dance para homens e nao para Deus. Mas ao mesmo tempo que temos talentos temos que orar para que nao sejamos enganados por falsos profetas. Alem disso temos que ser exortados dentro da palavra, sempre lembrando que se a danca que estamos fazendo nao estar Edificando, exortando ou consolando, ela nao vem de Deus.

Essa passagem que escolhi acima Exodo 32:17-24 Fala da Idolatria de um povo quando nao souberam esperar o tempo de Deus. Quero destacar dois pontos ai:

1- O bezerro

2- Danca do Povo no arraial.

Na realidade quando Moises quebrou as tabuas que continham os mandamentos. Moises so estava dando continuacao aos mandamentos que ja tinham sido quebrados no coracao de um povo que nao estava escutando a voz de Deus. A Decisao de Arao foi fatal, sua DESCULPA mostra o declinio espiritual em sua lideranca e no meio do povo por nao saber mais o que fazer recorreu a outros recursos para satisfazer o povo e como consequencia morreram 3000 pessoas.

Transferindo: Na igreja de Deus nao tem meio termo, ou voce segue a lei de Deus ou segue a lei dos homens. Nao adinata darmos desculpas e jeitinhos com outros tipos de dancas pensando que vamos agradar a Deus. A pergunta que devemos fazer quando procuramos mais e mais tecnicas para melhorar a Danca de Deus e? A quem eu quero satisfazer? A Deus Pai ou a uma necessidade de suprir um desejo de ser reconhecido? Em quem estamos confiando, no espirito de Deus de Moises, que ele vai suprir nossos movimentos na hora certa ou nas DANCAS DE OURO? Nos queremos chegar na terra que mana leite e mel, mas para chegar la, precisamos fazer um comproimisso de ficar dentro da lei de Deus. Vamos servir a Deus ou vamos servir os DEUSES ao nosso redor? Leia Josue 24:15.

Voce pode dizer, mas as coisas de Deus temos que fazer bem feitas. Quando a biblia fala disso estar falando de espirito, de seguir a palavra de Deus, de ser obidiente a Deus e muito usam isso para ficar procurando sempre e sempre fora aquilo que estar bem perto do coracao. Salmo 103: 1 -Bendiga, o minha alma ao senhor e tudo o que ha em mim bendiga o seu santo nome. A danca de Deus vem de cima A danca do arraial vem de baixo A danca de Deus vem do espirito Adanca do arraial vem da carne, do prazer que se sente em dancar ( nada contra) mas nao serve para o altar de Deus. A danca de Deus vem do esvaziamento do homem em deixar-se totalmente escondido dentro de si mesmo para o espirito de Deus ser mostrado. A Danca do arraial vem do homem mostarndo suas abilidades, tecnicas, piruetas, rodopios de cabelos, pernas altas, porque cada um quer mostrar mais, e isso tudo que queremos mostrar e simplesmente porque nao entendemos de verdade que nosso valor estar na identidade de Cristo e nao na nossa pessoa. A danca do arraial faz os idolos, Professores, prelatores, profetas(bezerros) se encherem de ouro de mais ouro de mais dinheiro de mais bens, mas os dancarinos nunca estao satisfeito com que fizeram e por isso continuam a trazer suas joias e seus bens para endeusar seus idolos. – Isaias 55: 2 - " Porque gastai o dinheiro naquilo que nao e pao? E o produto do vosso trabalho naquilo que nao pode satisfazer? Ouvi-me atentamente e comei o que e bom, e a vossa alma se deleite com a gordura"

A danca de Deus deixa o espirito santo ser tudo ao mesmo tempo e ao mesmo tempo traz paz traz alegria, mansidao, amor. No arrial todos querem sempre mais porque nao se fartam de comer,Experimentam todo tipo de festa porque a do espirito nao e suficiente Na danca de Deus o sopro do espirito nos basta . Na realidade muitas vezes sao os coordenadores que nao sabem " puxar " o talento de dentro de uma pessoa, porque ou eles nao aprenderam como ou porque estar mais interessados em mostrarem que sabem.

Salmo 146: 1-4,8 Deus nos promete que se ficarmos firmes ate o final e nao nos desviarmos teremos a vitoria. Apocalipse 2: 7; 11; 17; 26 e 3: 5;12;21 Para finalizar cito Mateus 21: 7-11 Quando Jesus entrou em Jerusalem e a multidao se alegrava colocando suas veste e ramos de arvores pelo caminho, e gritavam Hosana, Hosana e diziam esse e o profeta, Jesus de Nazare. Tinham pessoas do lado de Jesus mas na mesma multidao tinham pessoas que somente uma semana depois estavam crucificando Jesus . Temos que ter o cuidado de apenas nao seguir a multidao, mas seguir o espirito e a vontade de Deus. Que possamos refletir e aplicar mais e mais a maior CHAVE PARA O MOVIMENTO E DANCA para louvar a DEUS, que e a SUA IMAGEM E SEMELHANCA ATRAVES DO SOPRO DIVINO. Peca para Deus para revelar em voce, os movimentos naturais que ele Deu a voce e assim voce sera oproprio louvor a Deus. Todo ser que respira louve ao senhor Salmo 150:6 Nao sou contra fazer aulas em academias ou escolas, mas com certeza Deus nao quer que a sua igreja ensine essas tecnicas em encontros que deveriam ser para pregar seu evangelho e trazer liberdade ao cativos. Quando trazemos tecnicas dancas das artes para dentro da igreja nao estamos trazendo liberdade de espirito porque com certeza alguem pensa que nao e suficiente para fazer aquelas piruetas, giros de cabecas, pernas altas, alongamentos, flexibilidade etc... E conhecereis a verdade e a verdade vos libertara. Joao 8: 32.


Deus abençoe
Cecéu Kingshill
http://www.ceceukingshill.com
ceceukingshill@hotmail.com

Fonte: http://www.vidanovamusic.com/artigos.asp?nart=187

Um comentário: